Bomba peristaltica Amcanaa.jpg

BOMBA DE ENGRENAGEM

bombadeengrenagemamcanaa.jpg
logoam.jpg

Em poucos anos de atuação no mercado à Canaã se tornou sinônimo de qualidade e solução com a mais completa linha de produtos como: Bombas, Sensores de Níveis, Pressão, Temperatura, Manômetros, Termômetros, Controladores de Pressão, Temperatura, Temporizadores, Relés de Proteção, Contatores, Válvulas, Peças e Serviços, para os mais diversos tipos de aplicação.
Atuando em todos os segmentos industriais a Canaã auxilia seus clientes na busca de melhorias continuas em seus processos.

A bomba de engrenagem da Amcanaa é uma bomba de deslocamento positivo, e um dos componentes de um sistema hidráulico, responsável por converter energia mecânica em energia hidráulica. Essas bombas são formadas por uma carcaça com pequenos canais de entrada e de saída, além de um mecanismo para o bombeamento de líquidos que consiste em duas engrenagens.

Essa bomba positiva é comumente especificada através de sua capacidade máxima de pressão e também pelo seu deslocamento, o qual é calculado em litros por minuto (LPM) e em rotações por minuto (RPM). Além disso, ainda é importante considerar outras características dessa bomba positiva, como a sua temperatura de operação, vazão, rotação máxima e pressão máxima de operação.

Elas são utilizadas em vários setores, como por exemplo, na indústria agrícola, fazendo parte das máquinas, dos tratores, das transplantadoras e outras. Dependendo de cada aplicação, é importante que a bomba de engrenagem seja adequada para um determinado tipo de atividade. Para isso, é preciso analisar a sua capacidade volumétrica, observando se o modelo da bomba possui os canais de lubrificação e os mancais de rolamento necessários.

De forma resumida, o funcionamento de uma bomba de engrenagem acontece através do bombeamento de líquidos, especialmente do óleo hidráulico, o qual é direcionado devido ao movimento das engrenagens para o portal de saída. Para que esse movimento aconteça, é preciso que exista um vácuo na entrada formado pelos dentes das engrenagens que estão se movimentando.

Essa é a razão pela qual uma bomba de engrenagem possui um par de engrenagens que permanecem envoltas por uma carcaça. Durante o seu uso, uma das engrenagens é acionada pelo motor, enquanto a segunda engrenagem é acionada pela outra engrenagem. É durante esse processo que ocorre o movimento responsável por bombear um líquido, geralmente o óleo hidráulico, transmitindo potência com a movimentação do bombeamento.

Assim, o fluido que fica no espaço entre os dois dentes é levado da área de sucção para a região da descarga. Esse dente da engrenagem é justamente o que impede o líquido de retornar e não realizar o movimento como deve ser feito.

A bomba de engrenagem é muito versátil e por isso vários tipos de fluidos podem ser utilizados nela. Entre os exemplos de maior destaque, é possível citar óleo diesel, óleos lubrificantes, óleos térmicos, biodiesel, querosene, óleo cru, glicerina, ácidos, resinas, solventes, xaropes, bases, tintas e vernizes.

 

PARA SABER MAIS SOBRE BOMBA DE ENGRENAGEM
Telefone: (19) 3407-2670 / (19) 99186-9333
E-mail: vendas@amcanaa.com.br
Rua Amálio L. Benencase, nº 49 - Jd. São Domingos - Americana – SP

bombadeengrenagemamcanaa.jpg